quarta-feira, 13 de junho de 2012

"As" ou "Like", qual usar?


Emprego de “as”

            É comum ficar em dúvida quando usar “as” ou “like”. Para dirimir essa dúvida segue uma explicação bem objetiva. Bom proveito!


  1. Para descrever algo ou alguém, e.g.,

They were all dressed as clowns.
(Eles estavam vestidos como palhaços)

The bomb was disguised as a package.
(A bomba estava disfarçada como um pacote)



  1. Para descrever o fato de que algo ou alguém tem uma função específica, e.g,

Before being a teacher I worked as bank teller.
(Antes de ser professor eu era bancário)

Treat me as a friend.
(Trate-me como um amigo)

I respect him as a doctor.
Eu o respeito como médico)

The news came as a chock.
(A noticia veio como um choque)

Nos dois casos acima tem a função de preposição.

  1. Usado para se comparar duas coisas ou duas situações, e.g.,

You are as taller as your brother.
(Você é alto como seu irmão)

He was as white as a cheet.
(Ele estava branco com um lençol)

Run as fast as you can.
(Corra o mais rápido que puder)


  1. Para dizer que duas coisas acontecem do mesmo modo, e.g.,

As always, he said little.
(Como sempre, ele disse pouco)

      Exemplos 3 e 4 referem-se a advérbio.

  1. Expressa um evento concomitante a outro, e.g.,

As she grew older she gained confidence.
 (Na medida em que crescia ela ganhava confiança)

As I was watching TV she refused do the dishes.
(Como eu estava assistindo TV, ela recusou-se a lavar a louça.)

  1. Para expressar a razão/motivo de algo, e.g.,

As you were out, I left the message.
 (Porque você estava ausente, deixei uma mensagem.)

  1. Na condição de um comentário ou para acrescentar uma informação a algo que acaba de ser dito, e.g.,

As you know, Julia is leaving soon.

      E quando surge o termo like?  Qual usar? É simples:

a)     Like é uma preposição e é usada antes de um substantivo ou pronome, e.g.,

She has blue eyes like me.  (me = pronome)
Ela tem olhos azuis assim como eu.


It’s delicious like chocolate. (chocolate = substantivo)
É delicioso como chocolate.

b)     As pode ser uma conjunção ou advérbio e é usado antes de um período, ou em Inglês ‘clause’,  antes de um outro advérbio ou um período começando com uma preposição, e.g.,

She likes all kinds of music, as I do. (inicia um período)
Ela gosta de todo tipo de música, como eu.

Espero que tenham gostado. 













4 comentários: