quarta-feira, 29 de junho de 2011

COLLOCATIONS






            Muitas palavras em Inglês “caminham” juntas e não podem ser separadas, como por exemplo ‘take a shower” ou “do the homework’. Essas combinações são denominadas Collocations.
            De acordo com Oxford Dictionary collocation é “O modo em que uma palavra em específico  frequentemente está combinada com uma outra.

Por que collocation é importante?

            Ocorre com muita freqüência na língua Inglesa. Quando um aluno aplica  a combinação correta a sua fala ou escrita aparece de modo mais natural, mais próximo de um falante nativo. Por exemplo, ao conversar com alguém sobre chuva um principiante diria ‘strong rain', referindo-se a uma ‘chuva forte’, o mesmo se fará entendido, porém o correto é ‘heavy rain’. Será necessário um esforço extra por parte do interlocutor para compreender e em último caso tal engano poderia criar uma barreira, ainda que momentânea, na comunicação. Observe este outro exemplo:
                                              
‘Meals will be served outside on the terrace, weather permitting.’

            Erroneamente alguém poderia dizer:

‘Meals will be served outside on the terrace, weather allowing.’

            Ambas frases parecem ter o mesmo o significado, ou seja,

‘As refeições serão servidas fora, se o tempo permitir’.

            Allow e permit tem significados muito próximos. Mas nessa combinação apenas permitting é o correto. Qual o motivo? A palavra weather aceita como ‘companheira’ apenas permitting ao passo que allowing não.
           
            Tais collocations são muito comuns e existem na forma de junções de verbos com adjetivos, por exemplo ‘set a price’ (estabelecer um preço) ou ‘ask ‘a question’ (fazer uma pergunta), ou ainda na forma de verbos com preposições, ‘ask for’ (pedir), ‘go on’ (continuar).

            A explicação acima é apenas para sabermos da existência dos collocations. Uma ótima ferramenta para você “se divertir” é o “Oxford Collocations Dictionary” preço médio R$150,00. Por enquanto pode visitar este link: http://www.englishclub.com/vocabulary/collocations-samples.htm  lá você vai encontrar sete combinações diferentes de collocations. Bom proveito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário